Fases da Lua e Plantas

      Desde priscas eras que o ser humano conhece a forte influência que a Lua exerce sobre o mar e tudo o mais que possua natureza fluida, líquida, viscosa, etc. existentes na nossa querida Mãe Terra. Isso inclui todos nós, ok?! Ignorar esse poder é ridículo então porque não conhecer um pouquinho mais a respeito e beneficiar nossas plantinhas?
As variadas fases de desenvolvimento das plantas, a seiva, a fotossíntese e até a germinação das sementes são afetadas pela força gravitacional da Lua.  Conhecer a característica de cada fase lunar e suas atuações no mundo vegetal pode sim ajudar-nos a dar o melhor tratamento as nossas plantas.

Lua Nova
É um período de repouso, onde as folhas e raízes crescem quase nada e a seiva está concentrada nas raízes, sendo ideal para limpar a planta de suas folhas amareladas e adubar o solo, mas é bom maneirar na água pois nessa fase a retenção é grande. A adaptabilidade ao meio ambiente está ativado nesta fase. Ótimo para semear ervas medicinais, aromáticas e temperos.

Lua Crescente
Com sua aproximação da Terra, a pressão gravitacional da Lua vai aumentando e provocando a ascensão da seiva e o crescimento da planta. A água retida no solo também se move e favorece as semeaduras. É ideal para podas e enxertos, mas ainda deve-se tomar cuidado com as regas. Ótima para plantar, podar, estaquear, enxertar e cortar a grama.

Lua Cheia
Nesta fase os raios Lunares são poderosos e a seiva já está na parte superior da planta, incrementando o crescimento das folhas. As raízes, ao contrário, tem seu crescimento lento. O movimento da seiva e a disponibilidade de água são grandes. É ideal para plantar flores, fazer transplantes e renovação dos vasos. Só não faça estacas, porque tratando-se de um período de grande disponibilidade líquida, os hormônios incluídos na água e que são fundamentais para o enraizamento deverão estar muito diluídos e portanto a emissão das raízes não será estimulada da melhor forma. Além disso, os líquidos podem vazar e a planta pode se desidratar. Também é ótima para semear, colher sementes, frutas e ervas.

Lua Minguante
É neste período que a seiva inicia seu caminho de volta para as raízes, tornando mais lento o crescimento das folhas e fortalecendo toda a base da planta. Assim como a fase Nova, é favorável para atividades que exijam adaptabilidade da planta ao meio ambiente. Ideal para transplantes, adubação e plantios. Os últimos dias dessa fase são ótimos para combater ervas daninhas e pragas. Fase perfeita para se cortar bambu e madeira.
Estreluaa      Só depois de me aposentar que iniciei atividades com plantas, mas como sabia quase nada, pesquisei na internet e acabei encontrando um Mestre Argentino e duas Feras Brasileiras:

>Raul Cânovas é o Mestre Argentino com mais de sessenta anos dedicados às plantas. Seu blog “Jardim Cor” é magnífico, com um catálogo de espécies imperdível! E também tem seu canal no Youtube .

>A primeira Fera Brasileira é Carol Costa que arrasa geral! As dicas sobre orquídeas são um must! Acesse os links abaixo, conheça seus trabalhos, prestigie e aproveite!
Seu site “Orquídea Sem Frescura” é um must ; seu outro site “Minhas Plantas” conta com vários colaboradores competentes; sua página do Facebook ; seu Instagram ; seu canal do Youtube e o novíssimo “Jardim das Ideias” .

>A outra Fera Brasileira é a gaúcha Raquel Patro, que oferece de presente um calendário lunar maravilhoso em seu super site “Jardineiro.Net” .

Espero, de verdade, que essas dicas sejam úteis, mas o assunto “LUA” não termina aqui. Sou selenofílica e ainda existem alguns aspectos sobre Ela que abordarei mais adiante. Até lá!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.