O Povo de Sara Kali

      Tão antigo e tão vasto é o Universo Cigano que sua origem é desconhecida até os dias atuais. Sua cultura não possui escrita própria, não se preocupam em manter registros e toda tradição é passada oralmente desde priscas eras. Não há documentos que ajudem a desvendar sua história e tudo o que existe são suposições. Até mesmo para os próprios Ciganos é difícil distinguir o que são fatos e o que são lendas sobre sua cultura. Além disso, muitos povos de costumes, cores e práticas religiosas diferentes espalhadas por todas as partes do planeta que se diferenciam da cultura do local onde estejam são designados pelo termo “cigano”, o que deixa tudo ainda mais complexo.
Por essas razões (e outras mais…) o Povo Cigano é quase uma incógnita perfeita!Optcha0001menor

Colagem Ciganos0001bmenor
Os Estados Unidos da América possui o maior contingente cigano do mundo e o segundo maior está no Brasil, com descendentes valorosos como Juscelino Kubitschek, Washington Luís, Antônio de Castro Alves, Gerônimo Guimarães, Cecília Meireles, Dedé Santana, Benito de Paula, Renato Teixeira, Wagner Tiso, Zé Rodrix, o Palhaço Carequinha, Rosana, Sidney Magal… Eu tentei pesquisar um pouco sobre esse Povo para poder escrever um post bacana mas quando vi a grandeza do assunto, parei! Se nem os historiadores e pesquisadores dão conta do assunto, eu é que não perco mais meu tempo! Mas quem desejar saber um pouquinho mais, AQUI eu achei um “resumão” bem legal.
Eu prefiro mesmo é relacionar-me com essa Sabedoria Antiga através da Umbanda, onde tive meu primeiro contato. Sim, conheci o Povo Cigano neste caminho espiritual e prefiro continuar por aí! Se no plano material existe controvérsia, confusão e pouca informação, no nível espiritual só existe alegria, poder, solidariedade, musicalidade linda e vibrante, danças transcendentes e conhecimentos ancestrais sobre ervas, oráculos, cristais, alquimia, etc. sempre a favor do serviço ao próximo! Nos dias de gira do Povo Cigano nos terreiros de Umbanda e Candomblé, os trabalhos sempre fluem de maneira festiva. Mesmo depois de tanto sofrimento e perseguição (o que existe até os dias de hoje), os ancestrais ciganos não perdem sua alegria e entusiasmo.


Santa Sara Kali, a Rainha dos Ciganos
Sua história também é  misteriosa e cheia de lendas e suposições. Foi canonizada em 1712 DC e seus restos mortais estão na cidade de Saint Maries de La Mer (Santas Marias do Mar), em Camargue, sul da França. Nos dias 24 e 25 de maio é festejada por todos os caminhos do mundo com muita música e honrarias de flores, frutas, vinho e principalmente diklô, seu símbolo maior.

São muitas as orações dedicadas a Santa Sara, cada uma mais bela que a outra mas como sou rebelde, prefiro sempre usar a linguagem do meu coração. Caso você queira conhecer algumas orações, acesse AQUI. Mas esta em destaque logo abaixo é de longe a mais linda que eu já tomei conhecimento!
SARA_SARAmenor“Santa Sara, minha protetora, cubra-me com teu manto celestial, afasta as negatividades que por ventura estejam querendo me atingir.
Santa Sara, protetora dos ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossa caminhada.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado em seus mistérios.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da Lua Cheia e do Pai Sol, pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados, dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar neste momento. Santa Sara, dê esperança e dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
Santa Sara milagrosa, protetora do povo cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus!” 

UM CONTO CIGANO
Certa vez um mendigo estava vagando  com um prato de arroz nas mãos quando parou ao seu lado um beduíno cigano, que estava de passagem por ali. O beduíno pediu ao mendigo um pouco do seu arroz. Ele olhou para o beduíno e pensou: “ele pode ter tudo o que quiser, tem belas vestes e um formoso cavalo…” e agiu de forma mesquinha, dando apenas um único grão de arroz ao beduíno. Então o cigano beduíno fechou o grão de arroz na mão do mendigo, montou em seu cavalo e partiu. Quando o mendigo abriu a mão levou um grande susto. O grão de arroz havia se transformado em uma pepita de ouro! Imediatamente o mendigo pegou seu prato de arroz e saiu correndo atrás do beduíno, dizendo: “Por favor, beduíno, pare! Eu mudei de ideia! Tome mais do meu arroz!” E o beduíno respondeu: “Não! Você já recebeu tudo aquilo que colocou na vida, de bom grado e de bom coração. O que se recebe da vida é aquilo que nela se coloca primeiro, nem mais nem menos. A tua primeira intenção foi a verdadeira e a vida retribuiu segundo a tua porção. Assim é a Lei!”

A Culinária Cigana é interessante e cheia de simbolismo! Vale a pena visitar o site “Receitas Ciganas”!

UM CONSELHO CIGANO
Todos os dias olhe em seis direções, não se esqueça:
Para frente – Para saber onde você está indo e planejar com antecedência.
Para trás – Para lembrar de onde você veio e evitar os erros do passado.
Para baixo – Para se certificar de que não está pisando em outras pessoas e causando sua ruína ao longo do caminho.
Para os lados – Para perceber quem está lá para apoiá-lo, e enxergar quem precisa do seu apoio.
Para cima – Para se lembrar que Deus está no controle e cuida de tudo e todos.
Para dentro – Para você lembrar do quanto precisa evoluir ao longo do caminho

OPTCHÁ

2 comentários em “O Povo de Sara Kali

  1. Gosto de tudo relacionado ao povo cigano,é uma cultura rica e misteriosa,com belíssimos ensinamentos. Sempre leio os informativos,danças,enfim gosto muito é algo que me atrai

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.