Sou Sincretista

      Geralmente apenas um significado nos vem à mente quando ouvimos ou usamos a palavra Sincretismo, mas sua abrangência é bem maior, sabia?

Usamos muito essa palavra quando o teor do assunto é religioso, não é mesmo? Mas ela também abarca teores filosóficos e culturais! Tem sua origem lá na Grécia, quando as ilhas em Creta enfrentavam um inimigo em comum e precisaram se unir para vencê-lo. Ou seja, “sincretismo” sugere a união de forças para combater um mal maior.
Assim sendo, entendo que o sincretismo (religioso, filosófico ou cultural) é a reunião e/ou adaptação de várias características de duas ou mais organizações sociais (povo, raça) para evitar o mal da extinção impingido por um fenômeno cujo poder é superior.
Para exemplificar, lembro as adaptações que os povos africanos e indígenas precisaram desenvolver para conseguirem salvaguardar o máximo de suas culturas aqui no Brasil e a lambança que o cristianismo fez adaptando os costumes e tradições pagãs aos seus interesses durante sua expansão lá na Europa… E esses eventos envolvem os três teores!

Desde muito cedo que me sentia espiritualmente desconfortável com tantas regras mal explicadas, proibições ridículas, rituais complicados, segredos egoístas, invencionismos…
Então passei a praticar e adaptar muitas características e particularidades das várias filosofias, religiões e organizações sociais que sinto afinidade! De cada caminho que trilhei, mantenho tudo o que me emocionou positivamente.

Namastê tem uma sonoridade linda e o respeito que ela imprime é de uma grandeza assustadora! Adoro usá-la mas isso não me torna Hindu.
Faço das tripas coração para manter a minha paz e respeitar a do meu semelhante, mas não sou Budista.

A Alquimia, a Gnose e a Metafísica são fontes de dicas preciosas. Já não caminho pelo Cristianismo há um tempão mas continuo me esforçando para praticar os valores humanos que Jesus pregou. O santuário que gosto de frequentar é a Natureza, mas não sou Pagã.

Admiro a existência e importância do Anjo Caído, cuja eficiência me emociona demais porém isso não me faz satanista! Uso os poderes das ervas, dos cristais e dos cinco elementos, mas não sou Wicca.

Vivenciei uma grande e maravilhosa temporada com os Orixás cujos ensinamentos e proteção me acompanham até hoje. A erradicação das misérias, dos conflitos e das doenças no mundo através do caminho da verdade, das boas ações e das belas emoções são pilares Messiânicos que também me norteiam atualmente.

Igreja Messiânica Mundial
Verdade, Bem e Belo

E tantas outras coisas que pego emprestado das mais variadas culturas… Se sinto afinidade, é para mim. Uso tudo sem parar.
Caminhando de forma mais rebelde que nunca sem jamais desonrar o Bom Combate, mantenho a mente e o coração receptivo a tudo. Adoro conhecer novos pontos de vista. Afinal, no meu sentir, o caminho espiritual deve ser uma trilha, jamais um trilho!
Isso posto, chego a conclusão que sou Sincretista!

 

E você? Seu coração afina com o quê?

Um comentário em “Sou Sincretista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.