Caminhando pelas Árvores

     Testando músculos e equilíbrio no “Caminho das Árvores”.

O “Ybirá Pe” (“caminho das árvores” em tupi guarani) é um sítio às margens do Rio Formoso, em Bonito, MS. Fundado em 2002, suas atividades principais são a Permacultura e o Ecoturismo, oferecendo, também, cursos e encontros afins. É o primeiro circuito de arvorismo do MS, localizado apenas a 8 km da Praça das Piraputangas e proporciona ao visitante o deslocamento entre as copas de árvores nativas, com alturas variando de zero a vinte metros. E ao final da aventura, pode-se desfrutar das maravilhosas e cristalinas águas do Rio Formoso.

ybirape 022

Não tenho medo de altura. Estava receosa de fazer o arvorismo por causa das minhas mãos. Na postagem “Arte com Pimenta e Alho” eu falo sobre isso, confere lá! Também não sou nenhuma atleta e ainda estava com o dedo mindinho do pé direito quebrado! Mas fui assim mesmo porque desde criança que gosto de subir em árvores e a troca de energias com a Mãe Natureza é maravilhosa.

Já havia feito tirolesa em Itacaré – BA e adorei, mas “Arvorismo” foi a primeira vez. E amei! Existe diferença entre arborismo e arvorismo, clique no link e saiba mais!
O local é lindo e bem rústico. O equipamento é bem cuidado, percebe-se facilmente, a bandana é brinde e os monitores são super atenciosos e cuidadosos. O trajeto não é de grande dificuldade e o dedinho não reclamou!
Agora, a vista… É sensacional! Tem trechos de copas fechadas onde só se vê folhas e passarinhos. Outros são mais abertos e dá pra ver partes do Formoso com seus tons esverdeados refletindo a luz do sol. Magnífico! Também é emocionante olhar para baixo e ver o chão lá longe, pequenininho…
O rapel é curtinho, mas o monitor põe emoção na descida! Muito legal, pena que dura uns três segundos. A tirolesa é ótima, só não fiz a segunda perna porque termina dentro da água e estava um frio danado nesse dia. Legal que ela tem dois pontos onde segurar, evitando a rotação, ajudando assim a apreciar melhor o passeio.
Terminado o arvorismo fomos caminhar pela mata, acompanhando o Formoso acima, depois descemos até chegar na piscina natural, emoldurada por duas quedas lindas e mansas. A água é tão clara que se enxerga os peixinhos de longe! Realmente uma pena estar tão frio.
Mas valeu cada segundo! Uma aventura alegre e energizante! Voltamos para a cidade esfomeados e atacamos um delicioso jacaré grelhado na pedra, com legumes, no restaurante “Juanita”.

Bonito é um lugar lindo. Sua gente é extremamente gentil e simples. A comida é excelente e as lojas são charmosas. Sua Natureza é sensacional e a sensação reinante é de paz, sossego, tranquilidade.

Na postagem “Flutuando no Olho D’Água” esqueci de registrar o seguinte: durante o caminho do Recanto Ecológico Rio da Prata para a cidade, ao voltarmos, não sei precisar onde, fomos parados pela polícia ambiental. Quatro policiais nos abordaram para perguntar o que estávamos fazendo, de onde vínhamos e para onde íamos… essas coisas. Enquanto um conversava conosco,  um outro olhava o interior do carro e os outros dois permaneceram na viatura policial. Todos bem paramentados e armados. Foram muito educados e gentis, porém com a firmeza e seriedade que a situação exigia. Achei ótimo! Indica que Bonito está cuidando de sua Natureza! Esse tipo de vigilância deve ser praticada sim para evitar a praga desgraçada dos traficantes de animais e plantas! Fora o combate a outros crimes e delitos que os turistas sem noção gostam de praticar sempre que se deparam com uma estrada vazia, entendem?! Quem não deve, não precisa temer!

Com essa postagem concluo o registro de Bonito, primeira parte da nossa trip ao Mato Grosso do Sul. Flutuação, Arvorismo, comidas exóticas e muita satisfação. A seguir, a segunda parte, no Passo do Lontra, em Corumbá, Pantanal Sul-mato-grossense!

 

2 comentários em “Caminhando pelas Árvores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.