Creme “Vai com Tudo”

      Um creme que permite soltar a imaginação na hora de fazer sobremesas ou incrementar um prato salgado.

Quem me conhece sabe que não gosto de complicações na cozinha. Não sou nenhuma “chef” e minhas ferramentas principais são o liquidificador e o micro-ondas! Por isso eu tenho essa receita de creme que, de tão simples e versátil, tornou-se meu “ÁS escondido na manga”!
11

Conhece mingau? Então! Meu “Ás” é um mingauzão que, mediante pequenos ajustes de acordo com seu objetivo, funciona muito bem e não deixa a desejar!

 

12
CREME BÁSICO PARA DOCES
*2 xícaras de leite; 1/2 xícara de açúcar; 3 colheres de sopa de amido de milho.
=>Misture tudo muito bem, leve ao fogo brando mexendo sem parar até engrossar. Continue cozinhando e mexendo sem parar por mais 1 minuto. Pronto.

03Essa é a receita pura e sua consistência é firme, ideal para recheios de pavê, de torta ou de bolo. Caso goste de um creme branquinho e brilhante, adicione uma colher de sopa de margarina no último minuto de cozimento. Uma boa dica é agregar geleia no momento da montagem do doce escolhido, sem misturar, apenas para mesclar. Ameixa, morango, damasco, frutas vermelhas, jabuticaba e por aí vai… Fica ótimo pois o creme não é muito doce e casa bem com o dulçor das geleias.

Dependendo do seu objetivo alguns ajustes podem ser feitos. Aqui vão algumas dicas:
*caso queira dar uma coloração amarelada, pode adicionar 2 gemas, cuidando para tirar a película antes de misturar tudo.
*para saborizar use pau de panela, ou cravos, ou erva doce, ou cardamomo, ou anis estrelado. adicionando a quantidade da sua preferência durante o cozimento. Eu costumo usar esses temperos amarradinhos em um filtro de café. Assim fica mais fácil de retirar depois de pronto.
*bananas cozidas em calda de açúcar queimada ou fritas em manteiga envolvidas com o creme descrito acima resulta numa sobremesa dos deuses.
*substitua o açúcar branco por 3/4 de xícara de açúcar mascavo e uma colher de sobremesa de canela em pó para dar um sabor rústico e uma cor escurecida ao creme.
*transforme tudo com 3 colheres de sopa de cacau em pó para um resultado “meio amargo” ou 3 colheres de chocolate em pó para um resultado “ao leite”. Se quiser ousar mais um pouco, adicione uma colher de sopa de rum no último minuto de cozimento.
*experimente substituir o açúcar branco por 3/4 de açúcar mascavo e misturar 2 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sobremesa de canela para um efeito “pão de mel”
*misture 1 colher de sobremesa de chocolate em pó, 1 colher de sobremesa de canela em pó, 2 colheres de sopa de café solúvel forte e substitua o açúcar branco por 3/4 de xícara de açúcar mascavo para obter um efeito “cappuccino”.
*adicione mais 1/2 xícara de açúcar branco, cozinhe normalmente e junte 1/2 xícara de suco de limão coado durante o último minuto de cozimento. O creme vai talhar, mas continue mexendo até recuperar a textura cremosa e retire logo do fogo. Mexa mais um tiquinho e o resultado é um limão azedinho doce sensacional.
*se for o caso de um creme menos encorpado, como um molho para regar sorvetes ou fatias de bolo, basta diminuir a quantidade de amido de milho para 1 ou 1 colher e meia de sopa.
==> a imaginação é o limite!


CREME BÁSICO PARA PASTINHAS E RECHEIOS

*2 xícaras de leite; 3 colheres de sopa de amido de milho, temperos e sal a gosto.
=>Misture tudo muito bem, leve ao fogo brando mexendo sem parar até engrossar. Continue cozinhando e mexendo sem parar por mais 1 minuto. Pronto.00

Igualzinho, apenas retirando o açúcar, óbvio! Depois de frio, aplique o ingrediente escolhido e processe com o mixer, para dar uma textura aveludada. Segue mais dicas:

*processe o creme com um pouco de azeitonas pretas, lembrando que o sabor delas é  bem forte, então não exagere e diminua um pouco o sal na hora do cozimento.
*se quiser uma pastinha de atum, escolha do tipo em molho de tomate. Já fiz com o de molho em óleo e achei enjoativo…
*substitua uma xícara de leite pela mesma quantidade de caldo de carne, frango ou legumes. O resultado é ótimo para servir de cama para recheios de torta. Por favor, use caldo de verdade, evite os cubinhos!
*junte de 100 a 150g de queijo gorgonzola ao creme no último minuto de cozimento, agregue bem e obtenha um patê divino. Eu não vivo sem esse patê pois adoro esse queijo e assim faço um pedacinho render muito!
*frite 100 a 150g de bacon defumado (mais saboroso) até o ponto de sua preferência. Escorra, espere esfriar e processe com o creme base. Corrija o sal e vai nessa!
*frite 100 a 150g de cebola, branca ou roxa, até dourar. Escorra e escolha entre apenas agregar ou processar. Pode corrigir o sal ou deixe assim mesmo e curta adoidado.
*se você ama alho, faça como a dica acima. Eu acho muito mais gostoso cebola e alho juntos!
*você também pode saborizar o creme apenas com ervas e especiarias. Fica muito sutil e gostoso. Orégano, alecrim. cominho, mix de ervas finas, mix de pimentas, Zátar, vinagre balsâmico cremoso (vá devagar com ele!), catchup, noz moscada, etc.
*se for o caso de um creme menos encorpado, como um molho para regar carnes, saladas ou legumes cozidos e até como substituto da maionese industrial, basta diminuir a quantidade de amido de milho para 1 ou 1/2 colher de sopa.
*desejando dar um colorido alaranjado use cúrcuma, que é praticamente neutra e muito nutritiva. A páprica doce ou picante dá um colorido mais para o vermelho e agrega sabor também.
==> a imaginação é o limite! De novo!

Então é isso! Espero que essa dica seja de valia para vocês. Agora vou lá, fazer um lanchinho com minha pasta de gorgonzola. Acompanhando um pãozinho francês queimado no bico do fogão é sensacional!

3 comentários em “Creme “Vai com Tudo”

    1. Saudações, Mulher Lobo! Muito obrigada pelo comentário e mais grata ainda pela coragem e generosidade em compartilhar experiências maravilhosas no seu blog! Já virei fã! …e seguidora também! Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.