Um Soldado Notável

Um homem de extrema força moral, intelectual, emocional e espiritual cujo comando formidável foi determinante para salvaguardar a democracia do Brasil.

No dia 26 de dezembro de 2018, em sua coluna “360 Graus”, na página 19, do jornal “Correio Brasiliense”, Jane Godoy me trouxe mais da sabedoria desse admirável ser humano. O pouco que sei sobre a notável história de vida do General Villas Bôas é o suficiente para me fazer perceber a nobreza de sua essência. A sua ponderação, na coluna em questão, a respeito do tema proposto me emocionou e confirma mais uma vez a grandeza do cerne desse soldado!

Jane Godoy e sua coluna, “360Graus”, no jornal
Correio Brasiliense.

– “Pátria e Família: berço da educação e formação dos jovens em todo o mundo. Na sua opinião, o que é preciso para fazermos com que eles se tornem patriotas, civilizados e coloquem a Pátria e a Família acima de tudo?”

General Villas Bôas: “Inúmeras são as incertezas do alvorecer do século 21. O fim da história não se concretizou. O mundo precisará enfrentar novos desafios com ferramentas mentais ainda não encontradas. A essas dificuldades, soma-se uma sociedade dispersa e desinteressada.
Uma das razões desse alheamento é a grande parte da comunidade, hipnotizada pela tela brilhante do smartphone, a enviar fake news pelo WhatsApp, dar likes no Facebook, postar comentários no Twitter ou sacar selfies para o Instagram. A satisfação pessoal revela-se, quase exclusivamente, pelo número de seguidores cooptados, independentemente da qualidade dessa relação digital. Outra razão que nos parece clara é estarmos limitados por redomas comunitárias, em uma zona de conforto, que não se interconectam e nos impedem de crescer como indivíduos, nos tornando egoístas sociais.
A partir dessas constatações, aflora uma percepção de que, quanto mais pensarmos solitariamente, menos compreendemos o sentimento de grupo que se faz necessário para alcançar os conceitos de povo, pátria e nação.
Esses foram sendo deixados ao longo da estrada pavimentada por uma educação que exigia respeito aos pais, às autoridades e aos professores e por compromissos com tarefas e deveres claramente reconhecidos. Os mesmos conceitos foram trocados por opiniões que dividem grupos humanos – em especial a célula mater família – provocando um desassossego moral que costumo chamar de comportamento diversionista e conflitivo do “politicamente correto”.
Nesse contexto, tudo pode e nada pode, conforme o interesse de indivíduo. Diante dessa análise, resta-nos incentivar a administração de soluções, às vezes trevosas, às vezes prolongadas, para o restabelecimento de uma sadia teia social no corpo do nosso Brasil. Do receituário, posso destacar uma larga dose de cooperação social, misturada diariamente com pitadas de respeito ao próximo, esforço coletivo na manutenção dos bens comuns, combate à corrupção, educação de qualidade e confiança nas amadurecidas instituições.
Também é bom que saibamos refrear os comportamentos centrífugos, que nos desagregam como nação.
Que escutemos com atenção o recado que a sociedade nos sinaliza. Só assim caminharemos em direção a um futuro promissor de realizações em prol do nosso povo e do nosso país.
Mesmo diante desses desafios, ponhamo-nos confiante de que volveremos muito em breve ao nosso destino natural inquestionável de grande nação com projeção regional e mundial.
O Brasil acima de tudo!”

Participação do General Villas Bôas no jornal Correio Brasiliense,
na coluna 360 Graus de Jane Godoy

És verdadeiramente
um ser humano muito especial!
Conseguir dar combate eficiente e honroso à doença que ameaça seu país
ao mesmo tempo que enfrenta
a terrível doença que acomete seu corpo
é missão que somente um soldado notável
é capaz de realizar!
Receba minha gratidão e admiração!

Anúncios

Um comentário em “Um Soldado Notável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.