Um Projeto Transcendente

Quando o artesanato transforma-se em ferramenta de auto conhecimento.

Não me pergunte porque, mas eu tinha muitas caixas de papelão, do tipo que se usa para enviar objetos pelo correio. Muito tempo guardadas e me incomodava não saber ao certo o que fazer com elas. Foi então que, em meados de janeiro desse ano, depois de quase cair por cima delas durante uma pequena faxina no atelier, decidi que já era hora de definir essa situação. Mesmo a qualidade do material não sendo tão boa assim, as caixas mereciam um destino útil. Tentei doar mas não houve interesse e simplesmente deixar o lixeiro levar era inadmissível.
Esse foi o primeiro passo, o surgir da vontade, do querer. A partir disso, tudo começou… Me veio a lembrança da minha “guru” Maria Amora, artesã talentosíssima no reaproveitamento de materiais do dia a dia, principalmente papelão. Uma prazerosa navegada pelo seu canal do Youtube e veio a inspiração: um gaveteiro para usar no banheiro!

Apenas um décimo do material usado nesse projeto!

Antes de mais nada, decidi que esse nesse projeto eu usaria apenas materiais que já possuía. Exercício total de reaproveitamento! Até a cola eu decidi fazer. Já fiz algumas peças nesse estilo, que podem ser vistas na postagem “Amo Papel”, mas por ser a primeira vez num projeto mais complexo, também decidi não me preocupar com o fator tempo. Nada de auto cobrança. O projeto seguiria o seu ritmo próprio, sem interferências da minha parte.
Mas de onde veio esse sentimento? Não sei… mas comecei a desconfiar que esse projeto tinha muito mais a oferecer…

Passei um tempo enorme planejando as etapas de confecção. Basicamente colagem de várias folhas de papelão obedecendo as estruturas desejadas, reforço das placas de papelão com palitos de bambu, papietagem com papel craft, primer branco, patina, aplique de flores de chita, verniz, instalação dos puxadores em macramê e pronto.

Acontece que as coisas não são tão simples quanto parecem. No plano mental, o projeto parecia trabalhoso sim, porém de fácil execução. Mas trazê-lo para o plano material foi uma experiência intensa onde se apresentaram várias oportunidades de treinar meu auto controle, combater a auto sabotagem e a auto cobrança excessiva, de praticar muita imaginação criativa, de respeitar prioridades, de perceber e aceitar o tempo das coisas, observar a CNTP (condições normais de temperatura e pressão) da Mãe Natureza, das coisas e das pessoas, de ter paciência diante das limitações e pequenos fracassos, de exercitar a capacidade de adaptação nos níveis pessoal e material, de suportar e até superar dores físicas, de fortificar a coragem e enfrentar o medo de perder a visão, de manter o foco e a concentração, de alimentar a esperança e espantar o desânimo, entre outras coisas.
Foram dez meses confeccionando esse gaveteiro. Tempo que me ajudou a fortalecer minhas qualidades, a desmascarar algumas armadilhas do ego, a perceber algumas sombras, a integrar detalhes importantes que me causavam danos emocionais.
Esse projeto me fez imaginar, mentalizar, materializar, integrar, transcender.
Isso é magia! A magia do auto conhecimento.
Por isso tanto orgulho e alegria de ver o resultado final, tão bonito e útil, de um projeto pessoal de artesanato que transcende o material, lançando algumas luzes importantes em outros planos.

Depois dessa aventura inesperada e intensa, fui desfrutar o presente de niver que ganhei do meu hubby! Banhos revigorantes no mar morno e manso de Mundaí, mas isso é uma outra história!

2 comentários em “Um Projeto Transcendente

  1. Que bela construção e resgate. É muito valoroso esse mergulho no criativo e no imaginário, dando nova vida a objetos do cotidiano que sem esse cuidado, estariam destinados a aumentar o lixo no planeta. Ficou lindo demais.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.